Ads 468x60px

domingo, 2 de outubro de 2016

Forças Armadas estão em 87 municípios potiguares

Militares saíram ontem de Natal rumo aos 87 municípios do Rio Grande do Norte que pediram proteção especial para as eleições

O processo eleitoral deste domingo (2) conta com reforço das Forças Armadas em 87 municípios do RN. Militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, convocados para a Operação GVA - Garantia do Voto e da Apuração, já se encontram nas cidades que solicitaram a presença de efetivo extra na segurança. O objetivo, conforme destacou o Coronel Diógenes, comandante da 16º Batalhão de Infantaria Motorizado em Natal, é que “a presença do Exército possa arrefecer qualquer intenção que impeça o direito das pessoas exercerem a cidadania e a plenitude democrática". 

O Exército participa da operação em 85 cidades, enquanto a Marinha foi mobilizada para oferecer segurança ao pleito em Nísia Floresta e a Aeronáutica em Parnamirim. Baraúnas, Areia Branca e Serrinha dos Pintos são algumas das cidades que receberão reforços do Exército, que destacou 1,6 mil militares  - destes, 1.300 homens são de guarnições instaladas no RN e 300 oriundos do 14º Batalhão de Infantaria de Jaboatão dos Guararapes (PE). A tropa sob responsabilidade do 16º BI Mtz é composta por 523 militares, sendo 107 vindos de Pernambuco, e se faz presente em 26 cidades do Oeste do Estado. 

"Praticamente todo o Batalhão está empenhado na Operação GVA", informou o Coronel Diógenes, comandante do 16º BI Mtz.

O deslocamento de tropas para cidades do interior é definido a partir do pedido de juízes eleitorais do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN), que avaliam o cenário do pleito no quesito segurança. Após análise e aprovação, os pedidos são despachados para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em Brasília, que encaminha à Presidência da República – que por sua vez autoriza o Ministério da Defesa mobilizar as tropas para desencadear a Operação GVA - Garantia do Voto e da Apuração. 

Os custos da operação com combustível, alimentação, locação de veículos e diárias são arcados pelo TSE.

As tropas das Forças Armadas se soma ao efetivo da Polícia Militar em 52, das 69 zonas eleitorais do Rio Grande do Norte. O reforço chega a 121 cidades, dos 167 municípios do Estado. A presença dos militares é 222,8% superior a registrada no pleito de 2014. Em todo o País, as Forças Armadas mobilizaram cerca de 25 mil militares para segurança e apoio logístico neste primeiro turno das eleições.

*Com informações Tribuna do Norte

0 comentários:

Postar um comentário