Ads 468x60px

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

[Vídeo] Élida Canuto, nova colunista do blog, ministra palestra sobre Prevenção ao Suicídio em Caicó

Resultado de imagem para setembro amarelo

Redação Delta Caicó: Na noite de sábado (17), a Psicanalista e Psicopedagoga, além de ser especialista em doença mental, Élida Canuto, ministrou uma palestra sobre o tema de Prevenção ao Suicídio, e também na ocasião falou de doenças que podem levar ao suicídio, como por exemplo a depressão.

O blog delta caicó se preocupa cada vez mais com nossos leitores e é com esse pensamento que conseguimos uma especialista nessa área que estará tirando dúvidas e ajudando nossos seguidores nos próximos dias.

A cidade de Caicó tem um número alarmante de casos de suicídios, de acordo com psiquiatra Epitácio Andrade, o município é a terceira do ranking brasileiro de mortandade por suicídio, um fato lamentável.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, é possível prevenir o suicídio em 90% dos casos, por ser fruto de psicopatologias diagnosticáveis e tratáveis, como a depressão. Entende-se, então, porque é caso de saúde pública no Brasil (32 óbitos por dia) e no mundo (2.200 casos por dia).

Ao passar dos 800 mil casos ao ano, já supera o número de mortes por homicídios ou conflitos armados em todo o planeta. A OMS pede que se divulgue amplamente os fatores de risco associados ao autoextermínio e também os serviços de prevenção do suicídio, como é o caso, aqui no Brasil, do Centro de Valorização da Vida (CVV). Ainda assim, em muitas Redações, prevalece o tabu.

No último dia 10/9, por exemplo, apesar da pouca divulgação, várias ações marcaram o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, ponto alto do Setembro Amarelo.

Confira o vídeo sobre a palestra de prevenção ao suicídio:

0 comentários:

Postar um comentário