Ads 468x60px

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Projeto Segunda Água leva capacitação a produtores em Carnaúba dos Dantas


A Emater-RN realizou na última quinta-feira (29) uma oficina sobre renques e barramentos, destinada a agricultores beneficiados pelo Projeto Segunda Água, no Sítio Pedra Branca, município de Carnaúba dos Dantas.

O evento contou com a presença de 10 produtores, de 10 localidades diferentes (Sítios Salitre, Lajedo, Ermo, Picotes, Pedra Banca, Xique-Xique, Pinturas, Currais, Carnaúba e Boa Sorte).

Os participantes aprenderam, em momentos de teoria e prática, como construir renques e barramentos, tecnologias que ajudam a frear a erosão do solo, permitindo a retenção da matéria orgânica - o que favorece a fertilidade dos terrenos.

As orientações foram repassadas pelo facilitador Cleiton José de Oliveira, extensionista rural da Emater-RN. Participou da organização, também, a engenheira florestal e assessora regional de convivência com o semiárido em Currais Novos, Ana Maria Cordeiro.

PROJETO SEGUNDA ÁGUA

O Projeto Segunda Água tem como objetivo promover a conservação, preservação e reconstituição dos agroecossistemas naturais, através da construção de Unidades Técnicas Demostrativas (UTDs) como barragens subterrâneas, renques, barramentos assoreadores, cacimbões, hortas e pomares.

Com suas ações em prol da revitalização do meio ambiente nativo, o Segunda Água possibilita o desenvolvimento econômico, social e ambiental dos agricultores familiares, de maneira sustentável.

RENQUES EM CONTORNO

Os renques são implantações simples, realizadas em nível e com espaçamento determinado pela declividade do terreno. Servem como balizadores para realizar plantio em curva de nível.

Os renques diminuem o escoamento superficial das águas da chuva, enriquecendo o solo pelo acúmulo de matéria orgânica e, assim, reduzindo a erosão, possibilitando a regeneração da vegetação nativa.

BARRAMENTO ASSOREADOR

O barramento é uma tecnologia feita com pedras arrumadas de forma transversal ao leito de pequenos riachos, que ajuda a conter a erosão causada pela água das enxurradas, através do acúmulo de solo fértil e matéria orgânica.

O barramento evita a formação de voçorocas (fenômenos geológicos que consistem na formação de grandes buracos de erosão causados pela água da chuva e intempéries em solos onde a vegetação não protege mais o solo, que fica cascalhento e suscetível de carregamento por enxurradas) e permite a composição do solo para plantio de culturas alimentícias, ou mesmo regeneração da vegetação nativa nas margens dos riachos.

0 comentários:

Postar um comentário