Ads 468x60px

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

“O que vejo na DEA são jovens agonizando”, diz titular da Delegacia do Adolescente


Delta Caicó / Agora-RN: Uma audiência pública, proposta pela vereadora Eleika Bezerra (PSL/Livres) debateu nesta manhã (24) as soluções para a redução da violência em escolas. Na ocasião, ações integradas entre secretarias municipais foram apontadas como saída para a queda dos números da criminalidade. “A violência também tem a ver com a escola, mesmo não cabendo a escola resolver todos os problemas relacionados a isso. Precisamos da integração de todas as áreas. Queremos evidenciar a problemática, como a escola pode contribuir, mas também mostrar que não consegue dar respostas sozinha porque a educação está fragilizada”, explicou a parlamentar.

Das discussões participaram representantes das secretarias municipais de Educação, Esporte, Guarda Municipal, Polícia Civil e Militar, professores e entidades que trabalham na defesa dos direitos da criança e do adolescente, como o Conselho Tutelar. “O que vejo na DEA são jovens agonizando, pedindo socorro, envolvidos desde cedo com a violência e criminalidade. Se nada é feito, isso vai se refletir no número de criminosos adultos mais tarde. Sabemos que tem jeito de mudar essa realidade, por isso é de suma importância a Câmara debater esse assunto”, disse o delegado, Robson Coelho, da Delegacia Especial de Atendimento ao Adolescente (DEA).

O Secretário de Esportes do Município, Carlos Eduardo Nascimento, informou que a pasta busca atuar no contraturno de escolas de tempo integral promovendo atividades de esporte e lazer e que tenta estender essa iniciativa para as outras escolas, usando os princípios de disciplina do esporte para combater e prevenir a violência. 

Trabalho de prevenção também é realizado pela Guarda Municipal, segundo o supervisor da Guarda, Bruno Tavares. “Temos a Ronda Escolar com visita diária a maior parte das escolas, além da cobertura de eventos dessas unidades. 

Contudo, a Guarda também atua na prevenção, com palestras para pais, alunos e professores, atividades lúdicas nos centros infantis, enfim, sempre destacando a disciplina e os valores, bem como a importância de se afastar das drogas”, explicou.

0 comentários:

Postar um comentário