Ads 468x60px

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Presos de RR abatem gato, filmam e postam na web: 'passando fome'



Imagens mostram abatendo gato dentro da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo. Polícia usou imagem gravada pelos próprios detentos para identificar suspeitos (Foto: Reprodução/Polícia Civil)


Três detentos da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, a maior unidade prisional de Roraima, foram autuados em flagrante neste domingo (28) por crime ambiental após filmarem um gato sendo abatido dentro do presídio. No vídeo divulgado em redes sociais, eles alegam que estão passando fome na penitenciária e que por isso tiveram de matar o animal.

Ao G1, o governo do estado disse que os detentos têm recebido comida diariamente na unidade. Conforme o estado, os presos responsáveis pelas filmagens são Edinilson da Silva Filho, Elissandro Batista e Daniel Batista. Eles foram identificados por meio do próprio vídeo gravado por eles.

"Não há falta de alimentação para os presos. Eles estavam se negando a comer porque queriam ficar soltos nas celas, sendo que a Lei de Execuções Penais prevê que o regime deles, semi-aberto e fechado, deve ser cumprido nas celas e com horários delimitados de banho de sol", informou o governo em nota, acrescentando que a situação no presídio está "normalizada".

Nas imagens feitas pelos detentos, um preso aparece matando o animal. Outro preso narra a gravação e diz que o animal "serviria para alimentar 200 presidiários" que estariam passando fome na unidade.

Além do vídeo em que aparecem abatendo o gato, os detentos divulgaram imagens de um camaleão sendo morto no presídio. O animal também serviria para alimentar os presos.

Conforme um agente penitenciário, que pediu para não ser identificado, as imagens são "uma simulação" dos detentos que não sofrem com falta de comida.

"Eles querem chamar atenção. Não é comum eles fazerem isso. É mentira que eles estão passando fome, e que não está entrando comida lá dentro", disse o agente que atua na unidade.

A reportagem tentou contato com a Associação dos Familiares de Presos, mas não obteve êxito.

Presos acusados de abater gato foram levados pela Cipa para o 5º Distrito Policial e indicados por crime ambiental (Foto: PM/Divulgação)


Presos suspeitos de abater gato foram levados pela Cipa para o 5º Distrito Policial e indicados por crime ambiental. (Foto: PM/Divulgação)

0 comentários:

Postar um comentário