Ads 468x60px

domingo, 14 de agosto de 2016

Dobradinha: Brasil ganha prata e bronze no solo, com Diego Hypolito e Arthur Nory

Os medalhistas

Delta Caicó / G1: O Brasil conquistou duas medalhas na ginástica artística neste domingo. Diego Hypolito levou a prata no solo, enquanto Arthur Nory ficou com o bronze. O ouro ficou com o britânico Max Whitlock. Bicampeão mundial na prova, Diego nunca havia conquistado uma medalha olímpica. Até então, a única da ginástica brasileira na história dos Jogos havia sido o ouro de Arthur Zanetti nas argolas em Londres-2012.

— O Diego provou para todo mundo que falou mal dele que ele é capaz. Muita gente disse que ele não ia conseguir, mas conseguiu. Trouxe a medalha para a gente. Eles trabalharam muito para chegar nessa final. Nosso país está de parabéns, nossos atletas estão de parabéns — disse o técnico Marcos Goto. — Muitos disseram que ele ia quebrar antes, que não ia aguentar os treinos. Ele aguentou e chegou até aí - completou.

Após a conquista do bronze, Arthur Nory disse que se sentia "muito realizado e grato".

— Passa um filme na minha cabeça. Eu nunca deixei de acreditar nos meus sonhos. Muita coisa aconteceu nesse tempo de ginástica e eu me apoiei nas pessoas que acreditaram e confiram em mim, que amam de verdade: minha família, meus amigos e meus fãs — disse ele emocionado.

Nory ainda contou que deu tudo que podia na prova:

— Dei tudo na última série. A Olimpíada só acontece de quatro em quatro anos. Meu técnico confiou em mim e eu confiei nele. Fiz tudo que podia para ser a melhor série da minha vida. Eu vim para ser protagonista dos Jogos. Era tudo ou nada— encerrou.

Diego e Nory superaram o japonês Kenzo Shirai, atual campeão mundial e favoritíssimo para essa prova. O atleta, que cometeu dois erros durante a sua apresentação, ficou sem medalha ao somar ao alcançar a nota 15,366. Diego Hypolito somou 15, 533 e, Nory, 15.433. Outros atletas também cometeram faltas, como o japonês Kohei Uchimura, o primeiro a se apresentar. Sua nota foi de 15,241 depois de perder 0.300 ao pisar fora da área determinada. Ele teve a quarta melhor nota na classificação. Diego e Nory fizeram uma apresentação sem erros. Em seguida, o britânico Max Whitlock assumiu a liderança com a nota de 15,633.

O último atleta a se apresentar foi o britânico Samuel Mikulak. Neste momento, Diego e Nory tinham a prata e o bronze garantidos. Mas uma nota acima de 15, 533 poderia jogar Diego para a terceira colocação e tirar a chance de medalha de Nory. Mikulak, no entanto, não fez uma boa série e terminou em último lugar, com 14,333.

O pódio não era algo esperado para os brasileiros nesta prova. Diego Hypolito havia dito que queria apenas acertar sua série. Mas fez muito mais e garantiu sua primeira medalha olímpica. Nory, por sua vez, havia entrado na Olimpíada em busca da final por aparelhos da barra fixa. Embora o solo não fosse o seu plano inicial, conquistou o bronze.

0 comentários:

Postar um comentário