Ads 468x60px

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Sesed trabalha na atualização do Plano Estadual de Segurança Pública do RN


A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) segue em ritmo acelerado para concluir o novo Plano Estadual de Segurança Pública que norteará as ações da pasta até o ano de 2019. A construção das novas diretrizes tem como base o diagnóstico, desenvolvido pelo consultor e especialista na área de segurança pública, José Luiz Ratton, contratado pelo Governo do Estado, através do Projeto RN Sustentável, para apoiar a Sesed na definição de linhas estratégicas para melhoria na gestão de segurança pública do Estado. 


Além disso, o Plano Plurianual do Governo do Estado também tem sido referência para nortear as ações a serem implementadas com base no orçamento aprovado pela gestão estadual. O último Plano Estadual de Segurança Pública elaborado pelo Estado é do ano de 2006.

De acordo com o secretário estadual da Sesed, Ronaldo Lundgren, algumas das ações do novo plano já estão sendo implementadas pelo Governo do Estado como os investimentos em tecnologia, a aplicação do Programa Ronda Cidadã e as Área Integradas de Segurança Pública.

“Muitas ações que serão incluídas no novo plano, já estão sendo implementadas, de fato, desde 2015. No entanto, precisamos atualizar as diretrizes com base nas prioridades traçadas pela gestão. Nosso foco será a integração. Precisamos detalhar como as policiais podem aprimorar as atividades entre elas e como será a participação dos outros atores que compõem a segurança pública como os municípios, Poder Judiciário, Ministério Público, além de outras secretárias de Estado. Todos estes entes podem e devem contribuir com a melhor segurança da população”, disse o secretário Ronaldo Lundgren.

Semanalmente, os representantes dos órgãos que compõem a Sesed (Polícia Militar, Polícia Civil, Itep e Corpo de Bombeiros), o Ministério Público, o Poder Judiciário, entre outras instituições, tem se reunido para avaliar a elaboração do documento. A expectativa é que os trabalhos sejam concluídos e apresentados para apreciação do governador Robinson Faria até o final do mês de agosto. 

0 comentários:

Postar um comentário